FALE CONOSCO
(49) 3566.1912

PERONDI NOTÍCIAS

Caminhada é uma opção para fugir do trânsito

Segundo dados da ONU, em 2009 mais da metade da população mundial, cerca de 3,3 bilhões de pessoas, já vivia em centros urbanos. Estes números sobem a cada ano e com eles, aumentam também os problemas que as pessoas enfrentam para se locomover diariamente.
Além dos congestionamentos, o setor automotivo é responsável por 23% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, conforme dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Este cenário comprova a importância do incentivo ao uso de transportes alternativos e limpos, como a bicicleta, ou opções que minimizem as emissões, como o uso dos transportes públicos.
A caminhada se enquadra nestas alternativas, por ser um ótimo exercício físico, que pode melhorar muito a saúde das pessoas, e facilitar a integração com a cidade, além de ter praticamente nenhum impacto ambiental.
Este hábito pode tornar a vida mais prazerosa em grandes centros urbanos, pois evita as horas diárias perdidas no trânsito, o stress que os congestionamentos causam e ainda combate problemas, como colesterol, dores no corpo e obesidade.
Ao caminhar a velocidade média atingida é de 5Km/h e a atividade queima mais de 270 calorias a cada 30 minutos. A média de um veículo circulando no trânsito de uma cidade como São Paulo, é de 15 km/h e o motorista queima apenas 80 calorias em 30 minutos.
O Ciclo Vivo listou quatro razões pelas quais a caminhada deve ser incentivada e praticada.




Melhorar a Saúde
Conforme informações do Instituto de Ortopedia e Saúde, caminhar é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos; para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Sustentabilidade
Caminhar pelo bairro é uma integração constante entre a comunidade. Além disso, entre as idas e vindas é possível comprar produtos, incentivando o comércio local. Se existe o hábito de caminhar todo dia, é possível comprar apenas o necessário, sem desperdícios e sem preocupações com a vaga para estacionar o carro.

Bom Humor
Começar o dia caminhando é um exercício de observação e cordialidade. Todo o restante do dia pode ser transformado por um simples “Bom Dia” acompanhado de um sorriso. Você também pode puxar uma conversa com a vizinha, conhecer pessoas novas, criar laços, e quem sabe até não conhece o amor da sua vida? A caminhada é um ótimo remédio para deixar a depressão de lado. Gentileza gera gentileza.
Quem trabalha em edifícios grandes também pode utilizar as escadas, ao invés dos elevadores. Quando você faz uma pausa do trabalho é importante fazer algum exercício para oxigenar o cérebro, dessa forma o seu dia fica bem melhor!

Economia
Ao optar pela caminhada é possível economizar o dinheiro do vale transporte ou da gasolina e do estacionamento. Caminhar é gratuito e também pode ocupar a função da academia, economizando ainda mais.

Dica: É preciso planejar
Planeje-se. Isso é essencial para que a caminhada seja funcional. Se você se programar com antecedência o caminho até o trabalho será completado sempre na mesma média de tempo e os atrasos serão deixados para trás. Esse é um benefício praticamente inalcançável para os motoristas, que estão sempre sujeitos aos imprevistos do trânsito.

Portal do trânsito

PERONDI NOTÍCIAS + Veja todas

TRANSPORTADORA PERONDI LTDA
MATRIZ.
RUA PAULO OGLIARI, 55 - DOIS PINHEIROS
89560-000 - VIDEIRA-SC
Tel.:(49) 3566.1912
perondi@perondi.com.br

FILIAL
AVENIDA DAS FLORES, 103 - CENTRO
84145-000 - CARAMBEÍ-PR
Tel.:(42) 3231.5903
cbi@perondi.com.br
Perondi - 28 anos
Beal Dose Design