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Sintético ou mineral: qual o óleo mais adequado para o seu caminhão?

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de óleo que correm nas “veias” do seu veículo.

A lubrificação é um dos aspectos mais importantes na manutenção de um caminhão. Além de garantir a longevidade, a proteção e a refrigeração do motor, impacta diretamente no bolso do caminhoneiro e do empresário do setor de transportes.

Como explicado no texto O que vale mais a pena para seu caminhão? EGR ou Arla?, o mercado de caminhões trabalha com dois sistemas distintos de tratamento de gases do escapamento: o SCR, sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva, e o EGR, Recirculação de Gases de Exaustão.

Resultado de uma concepção menos complexa, o SCR, sistema que utiliza Arla 32, líquido composto de água e ureia, é utilizado pela maior parte dos fabricantes de caminhões no mundo. Com ele, o lubrificante do motor fica menos exposto às contaminações provenientes da queima do combustível, além de trazer vantagens econômicas ao transportador, como garantia de menor consumo de combustível, mais fôlego nas retomadas de velocidade e tolerância à qualidade do diesel.

Já o sistema EGR, ao retornar com os gases refrigerados para o motor, reduz a temperatura interna da câmara, o que compromete o rendimento, aumenta a formação de material particulado e a carbonização interna.

Os caminhões com sistema EGR, por demandarem mais esforços do motor, precisam de lubrificantes mais caros e robustos, como os sintéticos. Além disso, necessitam que o óleo seja trocado em intervalos de tempo menores, consumindo mais litros de lubrificante que os caminhões com Arla, que admite óleo mineral, bem mais barato.

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