FALE CONOSCO
(49) 3566.1912

PERONDI NOTÍCIAS

DICAS DE SAÚDE : O Assunto é ASMA!!!

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias. Caracteriza-se pelo congestionamento dos brônquios, o que provoca obstrução do fluxo de ar e causa as dificuldades na respiração (dispnéia). A asma afeta a sensibilidade das terminações nervosas das vias aéreas, as quais se tornam facilmente irritáveis.
Esta inflamação pode ser provocada por diversos fatores como infecções virais, exercício físico ou a exposição a diferentes substâncias alérgicas, e manifesta-se com sintomas como catarro, tosse, falta de ar e sensação de opressão do tórax, cuja gravidade e frequência variam individualmente.
Suspeita-se de asma na presença de histórico clínico de um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse com predomínio noturno, catarro frequente, dificuldade respiratória recorrente e sensação de aperto torácico. Eczema, rinite alérgica, histórico familiar de asma ou de doença atópica estão frequentemente associados à asma.

Embora em geral tenha início na infância, a asma pode se manifestar em qualquer idade. A asma infantil pode continuar na adolescência e na idade adulta, mas alguns adultos desenvolvem a doença sem tê-la apresentado na infância.

Na asma resultante de um fator desencadeante externo, as vias aéreas se irritam e começam a se estreitar, dificultando assim a passagem do ar. Ocorre inflamação nas paredes internas das vias aéreas e geralmente há a produção de muco. Com um controle adequado dos sintomas e medidas preventivas, qualquer pessoa com asma pode levar uma vida totalmente normal.
Cuidados Especiais


As infecções respiratórias podem agravar os sintomas de asma. Aprenda a evitar o contágio e saiba alguns cuidados que deve ter para ajudar a prevenir as crises.
Não Fumar

Não é novidade que fumar é um dos fatores que agrava as crises de asma. Mesmo se não for fumante, estar em ambientes fechados com fumaça de cigarro é um dos fatores precipitantes. Fale com o seu médico sobre possíveis formas para poder deixar de fumar.

Se é fumante, sabia que após 8 horas sem fumar os níveis de dióxido de carbono no seu organismo regressam ao normal e o nível de oxigênio aumenta?

Faça um esforço para desistir do hábito. Procure aconselhamento. Você vai notar melhorias imediatas na sua saúde, não só em relação à respiração mas também ao sistema cardiovascular.

Mantenha o seu peso ideal

As pessoas obesas lidam pior com os sintomas de asma, portanto devem tentar manter uma dieta equilibrada orientada à perda de peso.

Cuidados:
•Evite locais densamente frequentados e mal ventilados
•Proteja-se do frio e de mudanças de temperatura
•Se é alérgico ao pelo de cães e gatos, evite contato com animais domésticos
•Evite ter tapetes e carpetes em sua casa, pois acumulam pó e ácaros. Limpe regularmente o seu colchão, aspirando-o
•Limpe regularmente o pó de sua casa com um pano umedecido, evitando assim que o pó circule no ar enquanto faz a limpeza
•Evite almofadas de penas ou cobertores com pelo
•Quando há maior concentração de pólen no ar, como na primavera, evite abrir sempre as janelas e proteja-se nos dias de bastante vento
•Proteja-se da exposição ao fumo de tabaco
•Não escolha profissões que podem agravar as crises, como padeiro ou carpinteiro
•Evite o estresse. Embora o estresse não cause asma, sem dúvida os dois andam interligados, sendo que o estresse dificulta o controle das crises
•Mantenha um diário das suas crises de asma. Escreva detalhadamente o que desencadeou os sintomas, quando e em que circunstâncias. Este diário vai ajudar você e seu médico a encontrarem estratégias de prevenção
Nutrição


Estudos comprovam que existe uma ligação entre a nutrição e as crises de asma, portanto devemos ter cuidado com aquilo que colocamos no prato. Alguns nutrientes são potencialmente benéficos enquanto outros podem funcionar como desencadeadores dos sintomas.
Nutrição


Estudos comprovam que existe uma ligação entre a nutrição e as crises de asma, portanto devemos ter cuidado com aquilo que colocamos no prato. Alguns nutrientes são potencialmente benéficos enquanto outros podem funcionar como desencadeadores dos sintomas.

Fonte: Receita de Vida

PERONDI NOTÍCIAS + Veja todas

TRANSPORTADORA PERONDI LTDA
MATRIZ.
RUA PAULO OGLIARI, 55 - DOIS PINHEIROS
89560-000 - VIDEIRA-SC
Tel.:(49) 3566.1912
perondi@perondi.com.br

FILIAL
AVENIDA DAS FLORES, 103 - CENTRO
84145-000 - CARAMBEÍ-PR
Tel.:(42) 3231.5903
cbi@perondi.com.br
Perondi - 28 anos
Beal Dose Design