FALE CONOSCO
(49) 3566.1912

PERONDI NOTÍCIAS

Você sabia que sua vida está diretamente ligada a dos caminhoneiros?

Nos últimos dias, caminhoneiros estão bloqueando estradas em vários pontos do Brasil. Muita gente assiste isso pela televisão, no conforto do seu lar mas não se dá conta que isso diz respeito a todos nós.

Da mesma forma, quando pegamos a estrada para viajar, curtir o fim de semana ou feriado, passamos por centenas, as vezes milhares de caminhoneiros e olhamos como se eles fossem estranhos que não fazem parte das nossas vidas.

A verdade é que quando acordamos e tomamos nosso café da manhã ou vamos ao mercado buscar mantimentos, abastecemos nosso carro ou entramos na loja para comprar uma roupa, em todos esses momentos estamos vinculados a vida dos caminhoneiros, pois eles transportam esse itens. No trânsito, seja nas ruas como estradas, a nossa segurança também depende das condições de trabalho desses profissionais.

São pessoas que vivem 300 dias por ano longe das suas famílias, que perdem os aniversários, as datas importantes. Dormem em condições precárias, correndo toda sorte de perigo. A maioria dos motoristas tem sérios problemas de saúde, fruto do estilo de vida que levam. Ganham pouco, dormem mal, são explorados e depois abandonados como carros no ferro velho.

Muitos sofrem acidentes graves e ficam sem condições de trabalho e quando morrem, as vezes o máximo que conseguem deixar para a família é a indenização do Seguro DPVAT.

Essa é a realidade desses homens e mulheres que estão na pista, transportando para nos alimentar e atender nossas necessidades materiais. E precisamos entender que somos em parte responsáveis pelas condições de vida e trabalho desses profissionais.

Precisamos de transporte eficiente, mas seguro. Queremos consumir, mas sem o sangue da estrada na nossa mesa. Temos que valorizar o transporte socialmente responsável que remunere adequadamente os motoristas e que garanta a eles as mínimas condições para realizar seu trabalho.

Rodolfo Alberto Rizzotto
Formado em Direito e Economia, coordena o programa de segurança nas estradas SOS Estradas e edita o site www.estradas.com.br, onde é possível acompanhar os temas de seus artigos também em arquivos de áudio, disponíveis para download.

PERONDI NOTÍCIAS + Veja todas

TRANSPORTADORA PERONDI LTDA
MATRIZ.
RUA PAULO OGLIARI, 55 - DOIS PINHEIROS
89560-000 - VIDEIRA-SC
Tel.:(49) 3566.1912
perondi@perondi.com.br

FILIAL
AVENIDA DAS FLORES, 103 - CENTRO
84145-000 - CARAMBEÍ-PR
Tel.:(42) 3231.5903
cbi@perondi.com.br
Perondi - 28 anos
Beal Dose Design