FALE CONOSCO
(49) 3566.1912

PERONDI NOTÍCIAS

Motoristas admitem usar o celular enquanto dirigem e assumem riscos

Fonte Portal do Trânsito
Encontrar alguém falando ao celular é uma cena recorrente. Também, o país encerrou o mês de março de 2013 com 264,05 milhões de celulares em circulação, conforme dados da Anatel. O Brasil só perde no total de celulares para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, ficando em 5° lugar no número de celulares vendidos, segundo a empresa de consultoria em Telecomunicações, Teleco. A agência de telecomunicações da ONU estima que em 2014, o número de aparelhos celulares vai ultrapassar o número de habitantes do planeta. Nesse cenário, é comum encontrar motoristas fazendo o uso do celular enquanto dirigem.
O engenheiro Márcio Montesani, Diretor do Núcleo de Perícias, explica que entre as distrações mais comuns ao volante está operar aparelho de som, ou seja, localizar estação de rádio desejada, localizar música em CD ou MP3 e usar o aparelho celular, em especial os smartphones. Esse tipo de celular, por possuir diversas funcionalidades e recursos como ler e responder mensagens de texto, navegar na internet, fazer e receber ligações e interagir nas redes sociais tira a atenção do condutor. Por estes motivos, segundo o perito, o smartphone é considerado a distração mais perigosa.
Em 2012, o Brasil vendeu mais de 30 smartphones por minuto. Isso significa que os brasileiros compraram 16 milhões de smartphones no ano passado. Em 2013, segundo o estudo da consultoria IDC, os aparelhos com mais recursos passaram os números de venda de celulares básicos pela primeira vez no Brasil: foram 216,2 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais distrações causadoras de acidentes é o uso de celulares e smartphones, pois esses aumentam em 400% o risco de acidentes. “Quanto mais tecnológico for o aparelho somado com um usuário que realmente usa muitos dos recursos, certamente teremos um potencial risco de ter grandes distrações ao volante e consequentemente um potencial risco de acidentes”, diz Montesani.
Em uma pesquisa realizada pelo Portal do Trânsito com 121 motoristas no período de 06 até 27 de maio de 2013, 51% dos motoristas admitem que fazem uso do celular no trânsito.
A maioria dos entrevistados (80%) diz que nunca passaram por nenhum tipo de imprevisto no trânsito. No entanto, apesar de fazerem o uso do celular, 98% acreditam que seu uso prejudica a atenção e pode provocar acidentes.
No Brasil, dirigir com apenas uma das mãos, com fones de ouvido ou usando o celular, é uma infração prevista no Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada média, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa de R$ 85,13.

PERONDI NOTÍCIAS + Veja todas

TRANSPORTADORA PERONDI LTDA
MATRIZ.
RUA PAULO OGLIARI, 55 - DOIS PINHEIROS
89560-000 - VIDEIRA-SC
Tel.:(49) 3566.1912
perondi@perondi.com.br

FILIAL
AVENIDA DAS FLORES, 103 - CENTRO
84145-000 - CARAMBEÍ-PR
Tel.:(42) 3231.5903
cbi@perondi.com.br
Perondi - 28 anos
Beal Dose Design